quarta-feira, 9 de março de 2011

Planejamento anual do 1º ano


Planejamento Anual 2011


Português:

*Justificativa:

            O ensino de Língua Portuguesa privilegia o desenvolvimento da capacidade de ouvir, falar, ler e escrever e apresentar atividade de produção e interpretação de textos orais e escritos em diferentes situações de uso, sem discriminação de variações lingüísticas, tendo os temas transversais como fonte de entretenimento, obtenção de conhecimento e elementos de sustentação.

*Objetivo Geral:

            Oportunizar a criança a expressão de sentimentos, idéias, opiniões e experiências, bem como valorizar e reconhecer a grandeza de variedades de textos que circula nos espaços, e a sua importância para se obter informações.
            Valorizar a leitura como fonte de divertimento, prazer, informação, publicidade, estabelecendo relações, argumentando, concluindo e avaliando, contribuindo assim para a sua formação de cidadãos e agentes de transformações da realidade.

*Objetivos específicos:

  • Possibilitar a participação em intercâmbios sociais, desenvolvendo habilidades de falar e ouvir;
  • Desenvolver a habilidade de formular perguntas e buscar respostas;
  • Manifestar sentimentos, opiniões, idéias, buscando clareza e ordenação de frases;
  • Possibilitar a manifestação de gostos, preferências, sentimentos e opiniões relativas aos textos lidos;
  • Incentivar a leitura de diferentes tipos de textos;
  • Utilizar conhecimentos prévios para construir significados na leitura;
  • Estimular a produção de escrita em diferentes situações, coletivamente e individualmente;
  • Analisar relações ou diferenças entre segmentos orais e escritos;
  • Reconhecer regularidades ortográficas;
  • Identificar aspectos relativos à concordância verbal e nominal;
  • Utilizar e combinar adequadamente as letras do alfabeto e caixa alta e cursivas;
  • Explorar textos escritos em letras tipográficas maiúsculas e minúsculas;

*Conteúdos:

  • Simbolização;
  • Idéia de representar (falar, gestos, desenhos e escritas);
  • Função social da escrita;
  • Conjunto de símbolos próprios da escrita;
  • Direção de escrita;
  • Espaçamento entre palavras;
  • Articulação correta das palavras;
  • Ampliação vocabular;
  • Apresentação (titulo vocativo, margem, data e assinatura);
  • Translinhamento;
  • Concordância nominal (noções preliminares);
  • Ortografia (R e RR);
  • Ordem alfabética;
  • Letras maiúsculas e minúsculas;
  • Grafema e fonemas;
  • Acentuação;
  • Coesão;
  • Conjunto de uma só vogal;
  • Adivinhas;
  • Pontuação;
  • Linguagem não verbal e verbal escrita;
  • Parônimos e os efeitos produzidos;
  • Desenvolvimento das percepções visuais e auditivas;
  • Jogos de linguagens;
  • Troca de vogais;
  • Tipos de letras;
  • Noções preliminares de personagens e espaço;
  • Ortografia H inicial;
  • Historia em quadrinhos,
  • Receitas;
  • Historias infantis;
  • Bilhetes;
  • Uso da letra cursiva e de caixa alta;
  • Função expressiva do ponto de interrogação;
  • Ortografia RR e SS;
  • Fotografia;
  • Suporte textual de uma fotografia, características físicas e psicológicas da pessoa fotografada;
  • Verbetes de nomes próprios, acrósticos e alta bibliografia;
  • Adjetivos uniformes sem nomenclatura;
  • Utilização de informações oferecidas em verbetes de dicionários;
  • Estrutura de um poema;
  • Poema narrativo e poema visual (características do poema: verbos, estrofes e rimas);
  • Diferentes funções do uso de travessão;
  • Ortografia: uso do U e do L, Ç e C;
  • Propaganda;
  • Função da logo marca e do slogan;
  • Estratégias lingüísticas de persuasão na linguagem publicitária;
  • Contos e charges;
  • Diferenciação entre a fala do narrador e a fala do personagem;
  • Uso da linguagem formal e informal;
  • Identificação: CH, LH, NH, o uso do M antes de P e B e em final das palavras;

*Estratégias:

  • Reconstrução de frases e textos com alfabeto móvel;
  • Roda de conversa;
  • Discussões informais em grupo;
  • Relatos de experiência vivida;
  • Debates;
  • Desenhos, pinturas e colagens;
  • Jogos e brincadeiras;
  • Pesquisas;
  • Painéis;
  • Atividades em grupo e individuais;
  • Reestruturação de texto;
  • Reescrita de texto;
  • Escrita espontânea;
  • Cruzadinha com e sem banco de palavras;
  • Exploração de textos diversificados;
  • Leitura de textos variados;
  • Entrevistas;
  • Jogos lúdicos pedagógicos;
  • Contar histórias;
  • Acrósticos;

*Avaliação:

            Deve ser continua e cotidiana bem como ao longo do processo apoiar-se em instrumento, que leve o aluno a refletir sobre a escrita e a leitura.
            Devemos estar a serviço da aprendizagem do aluno, para tanto o professor deve acompanhar o processo de desenvolvimento, percebendo seus avanços e fazendo registros da escrita para encaminhar novas intervenções pedagógicas.
  • Narrar histórias conhecidas e relatos de conhecimento, mantendo o encadeamento dos fatos e sua seqüência cronológica ainda que com ajuda.
  • Demonstrar compreensão do sentido global dos textos lidos em voz alta.
  • Escrever utilizando a escrita alfabética demonstrando preocupação com a segmentação dos textos em palavras e em frases e com a convenção ortográfica.
  • Compromisso na realização das tarefas.
  • Trabalhos em grupos.
  • Tarefas realizadas em casa e em sala de aula.
  • Pesquisas.
  
Matemática

*Justificativa:

            A matemática foi construída num processo continuo e acumulativo, formando um corpo de conhecimento, adquirindo raciocínios, abstrações e registros. Assim o ensino da matemática não deve estar fora do contexto histórico, social e cientifico, proporcionando o significado dos símbolos, registros, procedimentos, idéias e raciocínio.

*Objetivo Geral:

  • Reconhecer a função social do numero em diferentes situações.
  • Perceber as diferentes formas geométricas presentes em nosso espaço.
  • Identificar diferentes lugares e posições que os objetivos ocupam no espaço localizando-os.
  • Criar seqüências lógicas de objetos, idéias ou ações.
  • Perceber passagem do tempo e identificar algumas unidades de medida, hora, dias, semana.
  • Construir a idéia de numero, relacionando o símbolo à quantidade que ele representa.

*Objetivos específicos:

  • Desenvolver o pensamento lógico matemático.
  • Desenvolver a prontidão numérica.
  • Oferecer oportunidade para que a criança possa ampliar seu vocabulário e suas experiências matemáticas.
  • Identificar os conhecimentos matemáticos, como meio para compreender e transformar o mundo a sua volta.
  • Reconhecer diferentes funções dos números.
  • Falar a seqüência numérica.
  • Explorar situações problemas que envolvam a adição e substituição.
  • Reconhecer figuras geométricas planas, quadrado, retângulo, triangulo e circulo.
  • Reconhecer números pares e impares.
  • Associar adição e situação de tirar, comparar ou completar.
  • Utilizar o cálculo mental como recurso na resolução de situações problemas.
  • Cédulas e moedas do sistema monetário.
  • Diferença entre dezena e dúzia.
  • Composição e decomposição nas diferentes ordens.

*Conteúdos:

  • Construção de números.
  • Compreensão da organização do SND.
  • Realização de cálculos mentais.
  • Noções de antecessor, sucessor, pares e impares.
  • Comparação, ordenação e composição de quantidades.
  • Desenvolvimento e utilização de procedimento matemático para resolver problemas.
  • Idéia de operação de adição e subtração.
  • Reconhecimento de lateralidade.
  • Calendário como forma de registrar e contar o tempo (dia, semana, meses, anos).
  • Leitura e interpretação de dados e imagens.
  • Realização de contagens por agrupamento.
  • Introdução dos sinais de adição e subtração.
  • Realização de operação (adição e subtração).
  • Identificação de algumas propriedades de forma geométricas.
  • Semelhanças e diferenças entre formas geométricas e objetos do espaço.
  • Leitura e interpretação de dados e tabelas, gráficos e imagens.
  • Construção de formas pessoais de registrar informações coletadas.
  • Utilização da calculadora para realizar operações e conferir resultados.
  • Conhecimento, utilização e estabelecimento de relações entre as unidades de medida e valor.
  • Leitura, interpretação e produção de escrita numérica.
  • Identificação de critérios utilizados na organização de seqüência.
  • Conhecimento e utilização da unidade de medida do tempo (hora).
  • Exploração da noção do tempo, uma hora ou mais.
  • Realização de operação compreendendo seu significado (adição, subtração, multiplicação, divisão).
  • Utilização de estimativa como recurso para analise e previsão de resultados.
  • Leitura e interpretação de dados e imagens.
  • Registros de informações de um gráfico.
  • Conhecimento e utilização das unidades de medidas de comprimento (M).
  • Introdução do sinal de multiplicação.
  • Interpretação e composição das figuras simétricas.
  • Utilização do relógio como instrumento para medir a grandeza do tempo.
  • Introdução do sinal de divisão.
  • Conhecimento e utilização da unidade de medida de massa (Kg).
  • Utilização de instrumento arbitrário para medir.

*Estratégia:

  • Corrigir a lição de casa.
  • Dramatizar situações de compras e vendas de mercadoria.
  • Propor e corrigir problemas.
  • Ler o texto, propor e corrigir as atividades complementares conhecendo a calculadora.
  • Resolver problemas que envolvam medida de tempo.
  • Jogos lúdicos pedagógicos.
  • Trabalho em grupo.
  • Propor divisões utilizando materiais concretos (palito, botões, tampinhas,...)
  • Utilizar relógio de cartolina para marcar alguns horários e efetuar a leitura.

*Avaliação:

A avaliação acontece segundo um critério e este deve estar vinculado a um conteúdo, bem como o planejamento e a metodologia de ensino visa desenvolver no aluno, raciocínio, reflexão e estabelecimentos de relações por parte do professor para uma melhor formação do aluno. Ela deve ocorrer ao longo do processo, não havendo espaço para ser realizada apenas em determinados momentos.

  • Interesse e participação.
  • Trabalho em grupo.
  • Compreensão dos conteúdos propostos.
  • Assiduidade e compromisso na realização das tarefas.
  • Tarefas realizadas em casa e em sala de aula.
História

*Justificativa:

            O estudo e o ensino as historia estão direcionados para o desenvolvimento de um aprendizado críticos dos movimentos humanos em seu devido tempo e lugares, numa visão que respeita a cultura de cada personagem da historia. Promove ainda de uma serie de discussões e pesquisa sobre os temas atuais que fazem parte da cultura histórica da sociedade brasileira bem como outros povos e nações.

*Objetivo Geral:

  • Identificar o próprio grupo de convívio e as relações que estabelecem com outros tempos e espaços.
  • Conhecer e respeitar o modo de vida de diferentes grupos sociais, em diversos tempos e espaços em suas manifestações culturais, econômicas, políticas e sociais, reconhecendo diferenças e semelhanças entre eles.
  • Desenvolver a capacidade de interpretação critica dos fatos e das situações reais.

*Objetivo Específicos:

  • Tomar conhecimento de si, próprio a partir de registros de conhecimentos que fazem parte de sua historia de vida.
  • Reconhecer a sucessão de acontecimentos, no tempo registrando a sua própria historia.
  • Elaborar coletivamente normas de convivência em sala de aula.
  • Levar os alunos a conhecerem a historia de índios (crenças e costumes).
  • Saber identificar costumes indígenas.
  • Relatar como os índios vivem atualmente no Brasil.
  • Desenvolver a criatividade.
  • Reconhecer o valor do brinquedo no mundo da criança, as brincadeiras preferidas dos alunos.
  • Confeccionar brinquedos.
  • Promover desfiles de moda e momentos criativos de brincadeiras.
  • Identificar os diferentes grupos de crianças meio urbanas e rurais.
  • Desenvolver atitudes de respeito.

*Conteúdos:

  • A criança e a percepção do tempo.
  • A criança e o reconhecimento da fase em que ela se encontra.
  • As formas de viver das crianças que moram no meio urbano, no meio rural e nas aldeias indignas.
  • O modo de viver dos alunos.
  • Algumas atividades realizadas pelas crianças no passado.
  • Diferença e semelhanças entre alguns aspectos da vivencia do passado e das crianças do presente. 
  • Atividades realizadas pelos alunos.
  • A criança e a percepção do tempo.
  • A organização temporal das crianças na atualidade.
  • A organização da rotina da criança.
  • Alguns brinquedos e brincadeiras indígenas do passado e da atualidade.
  • Brincadeiras e brinquedos tradicionais e suas origens.
  • Semelhanças e diferenças entre brinquedos atuais e do passado.
  • A criança e suas brincadeiras e brinquedos.
  • Formas de se vestir em diferentes tempos.
  • A importância da moda para determinamos contextos históricos.
  • Construção de uma moda especifica para diferentes ocasiões.
  • Características da alimentação indígenas.
  • O problema da fome no Brasil.
  • Alimentos típicos de diferentes regiões brasileiras.
  • Hábitos alimentares de hoje e de outros tempos.
  • Diferentes tipos de moradia.
  • O espaço domestico no passado.
  • Algumas necessidades que surgiram no decorrer do tempo e influenciaram a transformação de moradias.
  • Algumas características de habitação indígenas.
  • O espaço domestico do aluno.
  • Diferentes manifestações festivas o passado no Brasil, no passado e no presente.
  • Organização de uma festa.
  • Ritmos atuais e antigos.
  • Danças e musicas características de algumas religiões do Brasil.
  • A música na atualidade.

*Estratégia:

  • Observação.
  • Opinião.
  • Demonstração de gravuras.
  • Representação através de teatro.
  • Textos coletivos.
  • Brincadeiras.
  • Utilizar diferentes tipos de meio de comunicação.
  • Trabalho em grupo.
  • Contos, mitos, fábulas e casos que os alunos conhecem.
  • Passeios.

*Avaliação:

            Podemos dizer que a história deve levar o aluno à compreensão do processo histórico, estabelecendo relação entre passado e o presente, tendo em vista a formação de um aluno critico e participante, discutindo, comparando, identificando e ampliando.
  • As relações com o passado e o presente.
  • As noções de semelhanças; mudanças; permanência; continuidade; etc...
  • Trabalho em grupo.
  • Tarefas em casa e em sala de aula.
  • Pesquisas.
  • Participação e interesse nas atividades propostas.

  Ciências.

*Justificativas.

            O objetivo da proposta da Ciência é a transmissão de conhecimento que possibilitam ao aluno compreender o mundo onde vivem, ou seja, ele deve apropriar-se de informações, estudar e refletir as ações segundo as necessidades que lhe asseguram a sua sobrevivência.
           
*Objetivo Geral:

  • Compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano como parte integrante e agente de transformação do mundo em que vive.
  • Perceber que a ciência não é um conjunto de conhecimentos preestabelecidos, mas que se modifica ao longo do tempo.
  • Desenvolver o pensamento lógico e o espírito crítico, utilizando para identificar e resolver problemas, formular perguntas e hipóteses, testar e discutir, a fim de explicar os fenômenos naturais.

*Objetivos Específicos:

  • Desenvolver o conceito de ambiente como tudo o que cerca os seres vivos e os não vivos.
  • Identificar as fases da vida das plantas.
  • Conhecer algumas plantas ao ambiente em que vivem.
  • Conhecer a relação entre flor e a formação de sementes.
  • Reconhecer outras formas de reprodução dos vegetais.
  • Reconhecer que existem diferentes tipos de raiz.
  • Compreender o movimento aparente do sol.
  • Discutir as diferentes rotinas entre noite e dia.
  • Possibilitar a compreensão da relação entre luz e sombra.
  • Identificar em algumas raízes na alimentação.
  • Identificar algumas folhas utilizadas na alimentação.
  • Planeta Terra: movimento dia e noite.
  • Seres vivos no ecossistema-relação com o meio ambiente.

*Conteúdo:

  • Movimento aparente do sol.
  • Movimento de rotina da terra em relação ao sol.
  • Variações da sombra no decorrer do dia e sua relação com as horas.
  • Adaptação dos seres vivos entre dia e noite.
  • Instrumentos construídos pelos seres humanos para medir o tempo (relógio sol).
  • Características comuns entre diferentes ambientes.
  •  Preservação do ambiente para a manutenção da saúde e da qualidade de vida.
  • Os componentes vivos e não vivos existentes nas cidades-ecossistemas construídas pelos seres humanos.
  • Características gerais da planta: raiz, caule, flor, fruto, semente.
  • Condições necessárias a germinação das sementes.
  • Importância das plantas em diferentes ambientes.
  •  A importância das áreas verdes de uma cidade para a manutenção da saúde da população.
  • Árvores brasileiras ameaçadas da extinção.
  • Queimadas, uma das causas da extinção de espécies de plantas.
  • Relação das plantas e outros seres vivos.
  • Importância dos vegetais na alimentação como fonte de nutrientes para a saúde humana.
  • Plantas tóxicas.
  • Plantas utilizadas pelo homem para a alimentação, ornamentação, temperos e medicamentos.
  • Cultivas de vegetais em horta e pomares.

*Estratégias:

  • Confecções de cartazes.
  • Trabalho em grupo.
  • Estabelecer comparações.
  • Pesquisas.
  • Experiências.
  • Observações.

*Avaliação:

            O objetivo da proposta da Ciências é a transmissão de conhecimento que possibilitem ao aluno compreender o mundo onde vivem, ou seja, ele deve apropriar-se de informações, estudar refletir suas ações, segundo as necessidades que lhe asseguram a sua sobrevivência. Nesta perspectiva, a avaliação deverá estar diariamente relacionada aos conteúdos e metodologia adorados.

  • Compreender a estrutura e o funcionamento dos diferentes ecossistemas e entender que o homem é parte integrante da natureza e com ela interage, garantido a sua manutenção e preservação.
  • Trabalho em grupo.
  • Tarefas realizadas e casa e em sala de aula.
  • Pesquisas.
  • Participação e interesse nas atividades propostas.
Geografia

*Justificativa:

            A Geografia como a Ciência estuda o espaço geográfico, entendido como produtos das relações entre o ser humano e o meio, ele é o resultado das forças de transformação das ações humanas sobre o meio.
            Desta maneira, nos educadores devemos optar por uma geografia critica que explica o espaço geográfico com o espaço social construído em todos os momentos da historia.

*Objetivo Geral:

            Conhecer a organização do espaço geográfico e o funcionamento da natureza em suas múltiplas relações, de modo a compreender o papel das sociedades e sua construção na produção do território da paisagem e do lugar.

*Objetivo Especifico.

  • Incentivar o aluno a ler os espaços, partindo dos lugares que lhe são mais próximos: a escola e a casa.
  • Saber utilizar a linguagem cartográfica para obtê-lo informações e representar a espacialidade dos fenômenos geográficos.
  • Identificar dados pessoais relacionados à sua pessoa.
  • Reconhecer-se como ser o ultimo atuante a sociedade em que se vive.
  • Usar seus conhecimentos para interferir no mundo do qual faz parte.
  • Levar o aluno a reconhecer seus sentimentos respeitando os sentimentos do próximo.
  • Organizar o espaço físico da sala de aula colocando cartazes com os nomes dos objetos.
  • Analisar os sentimentos que tem com relação ao ambiente escolar.
  • Localizar no globo ou mapa os países de origem dos pais e dos avós.
  • Relacionar os dias e as noites ao movimento da Terra em torno de si mesma.
  • Levar o aluno a entender que o tempo varia de acordo com as estações do ano.
  • Idéia de representação do espaço.
  • Inclusão continuidade do espaço familiar e escolar no espaço universal.
  • Identificar diferentes tipos de famílias.
  • Reconhecer os elementos.
  • Promover debates sobre diferenças e semelhanças em diferentes ambientes.

*Conteúdos:

  • Mapeamento da sala de aula.
  • Diferentes espaços tendo com referencia a sala de aula.
  • Noções de tamanho e distancia.
  • Organização da sociedade; grupos sociais.
  • Relacionamento com outras organizações.
  • Identificação de diferentes objetos da sala de aula e sua natureza.
  • Reconhecimento da natureza como provedora da matéria prima dos objetos usados na sala de aula.
  • O ser humano, um agente transformador da natureza.
  • Regras da sala de aula.
  • Reconhecimento do estudo como um trabalho.
  • Alfabetização cartográfica.
  • Ponto de referencia da escola.
  • Identificação da escola como um grupo social.
  • Orientação nos arredores da escola.
  • Elementos naturais e culturais presentes na paisagem dos arredores da escola.
  • Diferentes modos de vida.
  • Orientação no trajeto entre a casa e a escola.
  • Modificações que as paisagens sofrem com o decorrer do tempo e as marcas que ficam do passado.
  • Evolução tecnológica.
  • Elementos naturais e culturais e a paisagem que compõe o trajeto entre a casa do aluno e a escola.

*Estratégia:

  • Observar a variação dos costumes familiares de acordo com o tempo.
  • Desenvolvendo habilidades de leitura cartográfica.
  • Paisagem.
  • Fotografia.
  • Painel.
  • Pesquisa.
  • Roda de conversa.
  • Atividade em grupo.
  • Mapas.
  • Historias em quadrinhos.
  • Jornais, revistas...
  • Construção de cartazes.
  • Maquetes.
  • Registros de direitos e deveres do cidadão.

*Avaliação:

            Cabe ao professor despertar s alunos o gosto por uma ciência que tanto contribui para a formação de cidadãos plenamente conscientes, participativos, responsáveis e comprometidos.
            Observando o desempenho de cada um quanto ao domínio e utilização dos conceitos, categorias, informações relacionadas ao conhecimento geográfico.
            Verificar se o aluno é capaz:
  • Reconhecer a relações de convivência as diferentes comunidades.
  • Reconhecer a importância da cooperação e da participação em atividades.
  • Aplicar na vida diária, princípios básicos de planejamento e execução.
  • Trabalho em grupo.
  • Tarefas realizadas em casa e em sala de aula.
  • Pesquisas.




Um comentário:

  1. Boa noite adorei esse plano anual,me ajudou bastante a abrir minha mente obrigado.Amei seu blog parabéns pela organização.

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